A Polícia Civil do Acre (PCAC) cumpriu, nesta quarta-feira (14), dois novos mandados de busca e apreensão em Rio Branco como parte das investigações sobre o desvio de medicamentos e insumos hospitalares da rede estadual de saúde. A ação representa mais um desdobramento da apuração conduzida por uma força-tarefa da instituição.
Um dos alvos foi um imóvel localizado na região da Gameleira, onde os investigadores localizaram mais um depósito clandestino utilizado para o armazenamento irregular de medicamentos oriundos da rede pública. Segundo a Polícia Civil, há indícios de que o local seja de responsabilidade do mesmo idoso de 74 anos que já vinha sendo investigado desde a semana passada por envolvimento no esquema.
O segundo mandado foi cumprido em uma clínica que presta serviços de saúde. Os proprietários do estabelecimento são investigados pela suspeita de receptação de medicamentos desviados, o que ampliou o foco da investigação para possíveis beneficiários do material subtraído do sistema público.
A investigação teve início há alguns meses, a pedido do secretário de Estado de Saúde, e já soma cinco ordens judiciais cumpridas. O objetivo é identificar todos os envolvidos no esquema criminoso e esclarecer o destino final dos medicamentos desviados.
O delegado-geral da Polícia Civil do Acre, José Henrique Maciel, destacou que se trata de um crime grave, com impacto direto na população que depende do SUS. Segundo ele, as investigações seguem de forma técnica e contínua, e novas diligências não estão descartadas. A Polícia Civil reforça que denúncias anônimas podem ser feitas pelo telefone 181 e podem contribuir decisivamente para o avanço das apurações.